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O COACHING E O EMPREENDEDORISMO

 

A ideia de empreendedorismo constitui uma peça chave no desenvolvimento de toda sociedade e a base de criação de sua riqueza. Do mesmo modo, o meio mais apropriado de se valorizar a maior riqueza natural de uma sociedade: os seus recursos humanos. Por isto apresenta-se o Coaching, que pode ser fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo nas pessoas, já que foca no positivo, cocria novos capacidades e conhecimentos, compartilha e soma.  Mudando as percepções no modo de ver e enxergar o todo.

Neste sentido o empreendedorismo é essencial para o desenvolvimento econômico e social de uma sociedade, sendo uma fonte vital de inovação, criação de empregos e crescimento econômico. No entanto, empreender não é apenas uma questão de lançar um novo negócio, mas também envolve a capacidade de identificar oportunidades, superar desafios e liderar mudanças. Nesse sentido, o Coaching surge como uma ferramenta poderosa para apoiar empreendedores em sua jornada de sucesso.

Por meio do Coaching, os empreendedores podem desenvolver habilidades essenciais, como liderança, resiliência, pensamento estratégico e gestão de tempo. Um exemplo disso é o caso de João, um empreendedor que estava lutando para expandir seu negócio. Com o auxílio de um coach especializado em empreendedorismo, João conseguiu identificar suas áreas de melhoria, estabelecer metas claras e desenvolver um plano de ação estratégico. Como resultado, ele foi capaz de superar obstáculos, expandir seus negócios e alcançar o sucesso desejado.

Além disso, o Coaching também pode ajudar os empreendedores a enfrentar os desafios emocionais e psicológicos associados ao empreendedorismo, como o medo do fracasso, a falta de confiança e o estresse. Por meio de técnicas de Coaching, os empreendedores podem aprender a lidar com esses desafios de forma eficaz, desenvolvendo uma mentalidade positiva e construindo a resiliência necessária para superar as adversidades.

Outro aspecto importante do Coaching é sua capacidade de promover a inovação e a criatividade. Ao trabalhar com um coach, os empreendedores são incentivados a pensar fora da caixa, explorar novas ideias e encontrar soluções criativas para os problemas. Isso pode ser exemplificado pela história de Maria, uma empreendedora que estava enfrentando dificuldades para diferenciar seu produto no mercado. Com a orientação de seu coach, Maria foi capaz de identificar uma oportunidade única de posicionamento no mercado, o que levou ao sucesso de seu negócio.

Além disso, o Coaching pode desempenhar um papel importante na construção de redes de apoio e parcerias estratégicas. Através do Coaching em grupo ou de programas de mentoria, os empreendedores podem conectar-se com outros profissionais do setor, compartilhar experiências e aprender com os sucessos e fracassos dos outros.

Fato é que no modelo globalizado atual, o mundo está passando por uma transformação nos negócios. Empreender tem sido considerado uma nova opção para o mercado de trabalho e está diretamente ligado ao combate ao desemprego, mudanças no mercado econômico e está conectado a uma nova geração de padrões políticos e sociais. O grande desafio é transformar ideias e sonhos em novas realizações, incorporando o empreendedorismo nas organizações e na sociedade como uma ferramenta de transformação econômica.

O Coaching pode ser um aliado primordial para o desenvolvimento do empreendedor que existe em cada pessoa. Através desta ciência maravilhosa, é possível transformar conceitos e crenças que nos limitam a acreditar no próprio potencial, na essência básica do empreendedor, que é a coragem.

Coragem para ser mais e ousar ser muito mais. Compreender que através do Coaching, é possível buscar na própria essência o despertar do empreendedor em cada pessoa, permitir desenvolver novas habilidades para atingir o estado desejado, ir além a cada dia, é dar permissão para fazer diferente, ousar fazer diferente. Segue esta ciência capaz de transformar o mundo através das pessoas, despertando nos seres humanos um novo modo de olhar, perceber e entender o mundo. Seu potencial infinito, desenvolvendo seus recursos emocionais, suas habilidades e capacidades comportamentais de maneira que possam obter resultados extraordinários na vida pessoal e profissional.

Pode-se dizer que empreender se aprende, se desenvolve, e que é possível inclusive desenvolvê-lo em todos os níveis, desde a aprendizagem dos valores empresariais entre os mais novos até os jovens adultos. Através do Coaching é possível compreender que o presente é a permissão que se dá para interpretar a própria história, é a percepção de si mesmo. O presente é a projeção do futuro e a interpretação do passado. Liberando o potencial do indivíduo para que este maximize o seu desempenho e faça o que antes acreditava impossível. Com a certeza de que o Coaching é apoiar uma pessoa ou um grupo a mudar da maneira que deseja, a ir para direção que deseja, ele poderá ser a fomentação que falta para o sucesso ou não na arte de empreender.

Pessoas empreendedoras são inquietas, criativas, ousadas, além de desenvolver a visão voltada para o futuro. O economista Joseph Schumpeter (1985) entende que “…o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais. Empreender não é só criar novos negócios, mas também é inovar dentro das empresas já constituídas.” (SCHUMPETER, 1985, p.102).

Kirzner (apud DORNELAS, 2001) define como empreendedor aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Diversos autores enfatizam que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, pessoa cheia de virtudes, que arrisca e quer fazer algo diferente e empreende na criação de sonhos, sendo um indivíduo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances de inovar melhoram quando aumenta o seu conhecimento.

Empreender é ousar, acreditar em si mesmo, nos próprios projetos e, mais do que isso, gastar energia naquilo que acredita e transformar esse anseio em algo. Empreender também é acreditar em si mesmo, na empresa e na equipe que gerencia, e permitir que cocriem essa energia para que todos juntos se unam em prol de um objetivo comum, além de fortalecer a visão voltada para o futuro. Por isso, através dos processos do Coaching, possibilita o apoio na elaboração de todo um planejamento que vai permitir criar as condições vitais para o alcance dos seus objetivos, sempre com a mente que é importante alcançá-los tanto no plano profissional quanto no familiar e pessoal.

O processo de Coaching dá a base fundamental para perceber onde se está colocando a atenção: nos obstáculos ou nos objetivos? Para um empreendedor, a resiliência é a palavra-chave, os obstáculos que surgem são enfrentados com trabalho e dedicação, não servindo nunca como “desculpas” para afastá-lo do ideal. Estas pessoas desenvolvem uma percepção que permite ver além daquilo que “os olhos podem ver”, são comprometidas com o modo sistêmico de observar, compreender o todo e não as partes. Não permitir que as escolhas limitem os sonhos, ampliando a percepção e encontrando novas possibilidades. Por isso, afirmo que o Coaching pode ser a valia que falta para a maximização empreendedora do seu sucesso!

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DORNELAS, José Carlos. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 05-28, abril/junho 1999.

Empreender: Um sistema ecológico de vida. In: DOLABELA, Fernando (org.); Boa idéia! E agora? São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.

INSTITUTO ÁUREOS DO BRASIL. Disponível em http://www.institutoaureos.com.br/blog.php. Acesso em 05/10/2014.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: um investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico São Paulo: Nova Cultural, 1985.

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